6ª Semana Social Brasileira


O objetivo da 6ª Semana Social Brasileira, aprovada Assembleia Geral do episcopado brasileiro, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Outro objetivo é também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade
O tema da 6ª SSB é Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho, é uma referência ao discurso do papa Francisco no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, reunidos no Vaticano, em outubro de 2014.
O primeiro Mutirão de Conversa realizado em 30 de maio, foi um bate papo sobre temas relevantes na construção do Projeto Popular para o Brasil. Esta primeira edição contou com a participação do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, dom José Valdeci Santos Mendes, da secretária executiva de 6ªSSB, a e do dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A segunda edição contou com a participação do Frei Olavio Dotto das Pastorais Sociais da CNBB, Rosilene Wansetto do Jubilei Sul Brasil e Ari Alberti do Grito dos Excluídos. A Pastoral da Aids de Santos tem participado através do facebook (@ssbrasileira).