XIII Seminário Nacional de Prevenção ao HIV

Com objetivo de analisar, na perspectiva da prevenção, a atual conjuntura do enfrentamento da Aids foi realizado entre os dias 02 e 04 de outubro, a 13ª edição do Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, em Porto Alegre/RS.  A atividade promovida pela Pastoral da Aids, em parceria com a Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva-HIV e a Escola superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF teve a participação de 140 lideranças de 19 estados brasileiros.
 Entre os convidados esteve Dr. Fábio Mesquita, diretor do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (Ministério da Saúde); Maria Clara Gianna, coordenadora da Política de Aids em São Paulo (CRT DST/Aids-SP); Veriano Terto, Jr. docente no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) e membro da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Rubens Duda, do Programa Municipal de DST e Aids de São Paulo; Luiz Carlos Susin, frei capuchino, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e professor na PUCRS e Ricardo Charão, teólogo, historiador e ex-coordenador estadual de DST/Aids do Rio Grande do Sul.
Segundo Frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da Aids, esse é um evento que acontece anualmente sobre os desafios que a epidemia apresenta no campo da prevenção. Ele acredita que “enquanto há novas infecções, ainda temos necessidade de respostas novas e de novas estratégias para evitar que o contágio continue”.
Estiveram presente pelo Regional Sul 1: Coord.Regional – Pe Mauro (Franca), Ir. Benedita (São Paulo),Christiane, Glaucia e Zaqueu (São Joaquim  da Barra), Ivani e Marcos (Narandiba), Lucilia (Santos).