Ocorreu de 13 a 15 de novembro de 2009, no Centro Pastoral Santa Sé, São Paulo, a VIII Assembléia Nacional dos Organismos dos Povos de Deus. Cerca de 170 pessoas pertencentes à Conf. Nac. dos Bispos do Brasil – CNBB – Conf. dos Religiosos do Brasil, Conf. Nac. do Laicado no Brasil – CNLB – Conf. Nacional de Presbíteros – CNP Conf. Nac. de Diáconos – CND e Conf. Nac. dos Inst. Seculares – CNIS, participaram do evento que teve por tema “Discipulado Missionário” e por lema “ Sereis Minhas Testemunhas” (At. 1,8).
Foram palestrantes D. Eugênio Rixen, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, e presidente da Pastoral da AIDS, que discorreu sobre a Igreja Discípula e Missionária, contextualizando-A no mundo pós-modernidade, tema este alvo de palestra anterio proferida pelo Pe. Inácio Neutzling, SJ. Na palestra de encerramento, Pe. Estevão Raschetti, sob o tema Iluminação Bíblica, discutiu a questão da vocação pastoral como adesão espontânea do homem à construção do Reino na Terra.
Os grupos e plenárias apontaram, mormente, para os seguintes temas :
Necessidade premente da revisão da grade curricular de formação dois presbíteros, preparando-os para a ação e atuação pastoral, e não apenas treinando meros celebrantes. Neste sentido, apoio ao documento referente ao da CNBB recentemente aprovado e já encaminhado à Santa Sé (informação verbal de D. Geraldo L. Rocha);
Valorização da função e ampliação do contingente de Diáconos Permanentes, desvestindo-os da imagem de “vice-padres” consolidando as funções diaconais como o elo de ligação entre a Ação Pastoral e a Ação Litúrgica;
Fortalecimento do Laicado através da estruturação de Rede Interdiocesana;
A Pastoral da AIDS esteve presente, através da Coordenação Regional Sul 1, ocasião em que divulgou, principalmente em plenárias e grupos, não apenas seus princípios, mas principalmente a Campanha de Incentivo à Sorotestagem (Fique Sabendo), solicitando, neste sentido a adesão de paróquias e dioceses.